Comuna do Calumbo comemora 447 anos
09/06/2024 08:24 em Notícia

A comuna agrícola e piscatória do Calumbo, município de Viana, província de Luanda, comemorou nesse sábado, 08, os 447 anos da sua existência desde o longínquo ano de 1577.

Diversas actividades patrióticas, culturais, recreativas e visitas preencheram o programa da administração comunal do Calumbo.

O administrador municipal de Viana, Demétrio António Brás de Sepúlveda, orientou a cerimónia de abertura do programa, presenciada pelos membros da administração municipal de Viana, do administrador comunal Nzuá dia Kamakoza André e seu elenco, autoridades tradicionais, órgãos de defesa, segurança e ordem interna, autoridades partidárias e população em geral.

A anteceder a cerimónia, procedeu-se ao ritual tradicional dos sobas à entrada das instalações – sede da administração comunal do Calumbo, na presença de todos os convidados.

Homenagem aos mártires do massacre colonial

Aos 447 anos da sua existência, a comuna do Calumbo testemunha a singela homenagem aos seus martirizados filhos sacrificados pela sanha crueldade colonial portuguesa durante a década de 1960.

As autoridades da administração local do Estado, decidiram construir um marco histórico no local onde foram espancados e enterrados vivos centenas de filhos naturais de Calumbo, pelos colonos portugueses.

Segundo o historiador Adão Ventura, filho do Calumbo, no local, próximo da vila-sede da comuna, jazem os corpos de destemidos homens filhos da região, torturados e enterrados vivos pelos portugueses, tudo isso na tentativa de os ver calados para sempre.

Adão Ventura congratula-se com a construção pelas autoridades administrativas locais daquele monumento, pois, segundo o mesmo, isso demonstra a boa vontade e responsabilidade dos dirigentes quer da comuna, do município, da província e do país, na valorização dos heróis anónimos que muito se bateram pela liberdade dos filhos dessa terra.

O corte da fita inaugural ao marco histórico do Calumbo, coube ao administrador municipal de Viana, Demétrio António Braz de Sepúlveda, na presença de todos quantos foram convidados para as comemorações dos 447 anos da  existência do Calumbo.

Calumbo é uma comuna situado a sul do município de Viana fazendo fronteira fluvial com o parque nacional da Quiçama. município com o mesmo nome. É uma comuna com gente acolhedora, e dedicada à agricultura e pesca. Terra natal de um dos ícones do heroísmo angolano, Imperial Santana, combatente do início da luta armada em Angola, a 4 de Fevereiro de 1961.

É naquela comuna onde está localizado o santuário de São José do Calumbo, local frequentado anualmente por milhares de almas devotas, destacando as épocas de peregrinação. Este local, também constou do programa dos 447 anos da comuna com uma visita por ocasião das comemorações do 8 de Junho de 2024.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!