Grupos de Viana exortados a investir na formação
12/01/2024 12:40 em Notícia

Os grupos carnavalescos de Viana devem investir mais na comunicação, união e capacitação periódica, para melhor dinamismo e prestação nas actividades, recomendou o professor Luís Sebastião da Silva.

Dissertando sobre os grupos carnavalescos, num encontro enquadrado no Dia da Cultura Nacional, assinalado na segunda-feira, 8, o docente destacou a comunicação como a chave do sucesso das agremiações, assim como a capacitação permanente para adaptação dos membros dos grupos.

Por seu turno, o director municipal da Cultura de Viana, Manuel Bessa Rodrigues, disse que os grupos carnavalescos precisam se organizar melhor.

Durante o encontro, os grupos apresentaram como preocupações a falta de sede das agremiações, de apoios financeiros e atraso na disponibilização dos subsídios provenientes da Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL) e da Administração local.

O município de Viana vai participar no Carnaval de Luanda com sete grupos, sendo quatro de adultos, dos quais dois na classe A, União Njinga Mbande e União Juventude do Kapalanga,  dois na classe B, União Geração Sagrada e União Twabixila, e três infantis, Cassules Viveiros do Njinga Mbande, Cassules do Twabixila e Cassules Geração Sagrada.

APROCAL garante  subsídios aos grupos

O coordenador do Núcleo Municipal do Carnaval (APROCAL) de Viana, Mateus Fusga, garantiu que os subsídios para os grupos concorrentes serão entregues ainda este mês.

Adiantou que Para a classe A, o valor estabelecido é de três milhões de kwanzas, embora, numa primeira fase, receberão 700 mil.

Os integrantes da classe B vão beneficiar de um milhão e 300 mil kwanzas, recebendo agora 400 mil, enquanto a categoria infantil tem um valor de 750 mil kwanzas, recebendo agora 200 mil.

Os integrantes dos grupos congratularam-se com o encontro, augurando maior envolvimento dos patrocinadores, para uma melhor apresentação das agremiações e união da classe.

Milda Mateus, vice-presidente do grupo União Tuabixila, disse ser importante a formação, pois todos aprendem sempre. Garantiu que o seu grupo está preparado para desfilar na Marginal de Luanda.

 

 

 

 

.....

JA

.....

Comente e partilhe

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!