Clientes de bancos comerciais passam a pagar 700 kwanzas da taxa interbancária
02/01/2024 07:43 em Notícia

Desde esta segunda-feira, 01 de Janeiro, os clientes de bancos comerciais passam a pagar 700 kwanzas de comissão interbancária, em caso dos seus clientes efectuarem o levantamento de dinheiro em Terminais de Caixa Automático (ATM) de outras instituições bancárias.

A medida, que não afecta os utentes do cartão multicaixa, abrange todos os bancos que emitem cartões de pagamento e instalam caixas automáticas no país, segundo a Empresa Interbancária de Serviços (EMIS).

Anteriormente, a taxa interbancária no levantamento de valores monetários em ATM de bancos diferentes era de 350 kwanzas, uma comissão que, neste ano, aumenta para Kz 700, uma subida de 100% do valor anterior.

A comissão interbancária é uma taxa acordada entre os bancos comerciais nos serviços recíprocos prestados entre si, sem impactar directamente no cliente bancário.

Em termos práticos, refere-se ao valor que um banco paga a outro sempre que um cliente seu usa o Caixa Automático de outro.

A propósito, o administrador executivo da EMIS, Joaquim Caniço, recorda que a respectiva taxa sempre existiu e “nunca impactou no bolso dos utentes”.

 

 

…..

Correio da Kianda

…..

Comente e partilhe

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!